terça-feira, 6 de setembro de 2011

Consequências dos resíduos industriais nas águas dos rios

No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.
  Isso nos permitiu um  maior conforto e melhores condições de vida. Porém, pensamos que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que nos fez agir de uma forma bastante irresponsável.
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.
Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos, como, por exemplo, os resíduos industriais.
O lançamento de resíduos industriais nas águas e nos solos constitui um sério problema ecológico. Substâncias poluentes, como detergentes, ácido sulfúrico e amônia, envenenam os rios onde são lançados. Como conseqüência, a maioria das formas de vida acaba por morrer, inclusive as próprias bactérias.
Devido à eutrofização ( excesso de nutrientes como o nitrogênio na água, causando a proliferação excessiva de algas e quando entram em decomposição por esgotos humanos), os rios que banham as grandes cidades do mundo tiveram sua flora e fauna destruídas, tornando-se esgotos a céu aberto. O lançamento de esgotos nos rios acarreta, ainda, a propagação de doenças causadas por vermes, bactérias e vírus.
Mas ainda sim é possivel recuperar a "saúde" de um rio.

O que se deve fazer?
O que devemos fazer para recuperar um rio poluido é bem simples. Coletar, afastar e tratar o esgoto que nele é lançado, mas a maioria dos países não conseguem fazer isso.
Um relatório da Comissão Mundial de Águas, entidade internacional ligada à ONU, aponta que entre os 500 maiores rios do mundo, mais da metade enfrenta sérios problemas de poluição. No Brasil, o triste exemplo é o Tietê, seguramente um dos rios mais poluídos do planeta. Quando passa pela região metropolitana de São Paulo, ele recebe quase 400 toneladas de esgoto por dia e é considerado morto.


Bruno Souza.
Fontes : http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-possivel-recuperar-um-rio-poluido
             http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua

Nenhum comentário:

Postar um comentário